top of page

1.º período

As atividades de leitura literária tiveram como "pretexto" assinalar o centenário dos nascimentos de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena. Em relação a Sophia as sessões incidiram no seu livro "O anjo de Timor" enquanto que, no que respeita a Jorge de Sena, as leituras versaram a sua poesia, desconhecida da grande maioria dos alunos.

Estimulámos, na disciplina de Física e Química, a leitura científica de revistas e livros com vista à realização de trabalhos escolares cientificamente alicerçados.

leitura filosófica desenvolveu-se em torno de Descartes e da obra O discurso do método.

Nos alunos dos cursos profissionais incentivou-se a leitura por prazer, projeto que se desenvolveu ao longo de todo o ano letivo.

A leitura em voz alta foi aperfeiçoada na oficina que decorreu neste 1.º período.

natal.jpg

2.º período

No segundo período privilegiámos a leitura cabo-verdiana: contos de Germano de Almeida e inicio da correspondência escolar com os alunos do Centro Educativo da Achada Grande, na cidade da Praia (ilha de Santiago). Infelizmente devido à Covid-19 estes contactos foram abandonados no 3.º período.

No âmbito da Cidadania foi realizada uma sessão sobre a situação no Sahara Ocidental tendo como base o livro Zahara, de Tomás Bandeira que, juntamente com Luísa Teotónio Pereira, orientou o debate e contextualização da escrita do mesmo.

Ainda no contexto da Cidadania, e no âmbito do programa Cientificamente Provável, foram analisadas narrativas sobre "A colonização de Moçambique".

Iniciaram-se as leituras fora de portas tendo como público alvo os alunos do 1.º ciclo.

3.º período

Para o terceiro período estavam programadas leituras em instituições de 3.ª idade: Casa do professor, um lar e uma residencial sénior. Contudo, tal não foi possível devido às restrições causadas pela situação de pandemia. Como as orientações do plano de contingência da Escola obrigavam a que os alunos permanecessem na sala de aula, optámos por realizar leituras comentadas, na disciplina de Filosofia, do livro O pequeno caminho das grandes perguntas, de José Tolentino de Mendonça.

Em tempos de muitas incertezas, como tem sido este 3.º período de 2020, os debates em torno de textos selecionados deste livro que aborda, entre outras, questões como o silêncio e a solidão, foram como que um antídoto para as angústias e medos que muitos estavam a vivenciar. 

bottom of page