Ler por prazer: tempo de leitura na aula
Atividades para melhorar a leitura no ensino profissional
Motivar os alunos para a leitura por prazer é fundamental para criar leitores permanentes. Para tal, nas aulas de Português, promoveram-se tempos de leitura através de livros em suporte papel ou digital, dos dispositivos móveis dos alunos, dos tablets da biblioteca e das redes sociais.
Depois do levantamento dos hábitos de leitura dos alunos, verificou-se que a grande maioria não lê e que alguns não gostam nada de ler, dizem mesmo que ler é aborrecido. Apenas 8,3% liam por prazer. Tendo como ponto de partida estes dados implementaram-se estratégias para reverter a situação, apesar de a criação de bons leitores ser um processo lento e contínuo. Contudo, este projeto afigurou-se como um possível ponto de partida para induzir mudanças nos hábitos de leitura dos alunos.
A minibiblioteca móvel
Com base nas sugestões dos livros que os alunos indicaram mais gostar de ler, encheu-se uma caixa de livros, retirados das estantes da biblioteca e da estante da professora, assim como de revistas e jornais. Puderam também escolher ler em formato digital ou audiolivros. Esta caixa foi a Minibiblioteca móvel. Durante o tempo de leitura levou-se a caixa para a sala de aula e expuseram-se todos os livros, jornais e revistas numa mesa para que escolhessem o que pretendiam ler, durante o tempo estipulado. Houve alunos que escolheram o livro pelo tamanho, outros pelo título, outros pelas indicações dos colegas ou sugestões da professora. O importante foi que começaram a encontrar o gosto pelos livros e pela leitura.
Com este projeto, pretendeu-se tirar toda a carga negativa que, para estes alunos, pode ter o ato de ler e tentou-se motivá-los para a leitura, não apenas na escola, mas também em casa, na rua ou em qualquer outro lugar, sem pressa, nem imposição. Apenas pelo simples prazer de ler, dedicando uns minutos por dia à leitura.
Palavra do dia
Devido à falta de vocabulário básico da grande maioria dos alunos desenvolveu-se ao longo do ano letivo o projeto “Palavra do Dia”. Em cada aula, os alunos descobriam uma palavra nova, que anotavam no seu dicionário personalizado, criado no caderno ou no bloco de notas do smartphone. Para estimular o interesse por esta atividade criou-se uma roleta com 50 palavras e o respetivo significado. Na aula, um aluno de cada vez, lançava a roleta criando a espetativa de ver qual é a palavra que saia o que gerava entusiasmo e interesse pelas palavras novas. Sempre que a roleta ia ficando vazia, os alunos propunham palavras novas que ouviam nas outras aulas ou nas leituras que ia fazendo. Desta forma aumentou-se a competência lexical e a aquisição de vocabulário mais elaborado.
A leitura social através das redes sociais
1.º período – Partilha, entre os alunos das duas turmas, de livros, sentidos e interpretações das leituras – plataforma Edmodo.
2.º período – Escrita de microcontos – blogue da turma.
Turmas intervenientes:
-
10.º Técnico Programador de Informática
-
10.º Técnico de Produção Metalomecânica
Professora:
-
Adelina Moura