Leituras fora de portas
Sessão realizada no âmbito da disciplina de Filosofia em torno de dois autores lusófonos: Maria Ondina Braga e José Saramago.
Maria Ondina Braga (1932-2003), autora bracarense que pela sua formação académica e atividade profissional é representativa do espírito do projeto: encontro com o outro, encontro com outras culturas e com o diverso. Estudou em Portugal, França e Inglaterra e foi professora em Angola, Goa, Macau e Pequim. A leitura selecionada, um excerto do livro Estátua de Sal, é alusiva à Semana Santa, uma manifestação da cultura bracarense e ponto alto do turismo desta cidade. O espólio desta autora encontra-se depositado no Espaço Maria Ondina Braga, no Museu Nogueira da Silva.
A abordagem ao livro de José Saramago, Intermitências da morte, lido e apresentado na aula de Filosofia pelos alunos, foi orientada pelo professor José Augusto Aguiar, convidado para cogitar com a turma sobre o livro. Como metodologia adotou a exploração de "pares filosóficos", aleatoriamente distribuídos em cartões aos alunos: utopia/distopia, curiosidade/insatisfação, ética/moral, caos/ordem, fanatismo/agnosticismo, paraíso/inferno, fé/razão, belo/horrível, morte/vida, sentido/absurdo, prazer/desprazer, sonho/realidade, mortalidade/imortalidade...
Turmas intervenientes:
-
10.º B
Docentes:
-
Beatriz Macedo
-
José Augusto Aguiar
Tipologia:
-
Leitura para pares
-
Leitura para a comunidade
-
Pensamento filosófico
-
Pensamento crítico