1.º período
As atividades desenvolvidas no primeiro período, fase de apresentação do projeto às turmas envolvidas e ao agrupamento, tiveram como tipologia, nos cursos cientifico humanísticos, a promoção da leitura dentro do Agrupamento, através da leitura para pares. Optámos pela criação de ambientes informais, sob a forma de conversas, propiciadores de debate e de desenvolvimento do espírito crítico. As sessões desenvolveram-se em torno dos seguintes países: Portugal, Moçambique e Timor. Também procurámos proporcionar novos ambientes de leitura, fora do espaço aula.
Nos cursos profissionais, dado que a grande maioria dos alunos revelou ser muito pouco proficiente quer na leitura quer na escrita, iniciaram-se atividades de promoção da leitura por prazer e de enriquecimento do capital lexical dos alunos.
2.º período
Iniciámos no segundo período as oficinas de leitura, para os alunos dos cursos cientifico e humanísticos (inscrição livre nas turmas pertencentes ao projeto), e de escrita criativa para os alunos dos cursos profissionais (a totalidade dos alunos de duas turmas). Esta opção adveio da constatação de que estes alunos tinham pouca proficiência escrita pelo que se investiu no desenvolvimento das suas competências. As sessões estão disponíveis num mural (Padlet) e podem ser replicadas/adaptadas em qualquer turma.
Alargaram-se as atividades a outras turmas do 10.º ano (inicialmente não previstas) no âmbito do PRESSE alargando, assim, o âmbito, difusão e visibilidade do projeto na escola.
No contexto do programa Cientificamente Provável iniciou-se a articulação com o Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho e o Museu Virtual da Lusofonia.
3.º período
No terceiro período todas as atividades tiveram como fio condutor a Interculturalidade, o conhecimento do outro e o Voluntariado da leitura. Os países alvo foram Timor Leste e Moçambique.
A conversa com Tomás Bandeira, antigo aluno da escola, autor do livro Zahra - ed. Afrontamento, permitiu o enquadramento teórico das propostas de trabalho realizadas pelos alunos, incorporando a cultura humanista na científica e académica.
A intencionalidade subjacente a todas as ações desenvolvidas foi a capacitação dos alunos para uma cidadania consciente e responsável através de atos de leitura.